Iniciação Científica - Faculdade Cidade Teológica Pentecostal
Home Iniciação Científica

Faz parte de quem somos e dos nossos objetivos formar agentes de influência acadêmica. Confira mais informações sobre a iniciação científica oferecida aos alunos da Cidade Teológica.

Objetivos da Iniciação Científica:

  • Iniciar o aluno na prática da pesquisa científica;
  • Desenvolver a mentalidade científica, crítica e investigativa dos alunos;
  • Estimular o professor orientador a formar equipes de pesquisa;
  • Identificar e estimular os alunos para a investigação científica;
  • Buscar solucionar questões práticas.

Linhas de Pesquisa

Confira abaixo as linhas de pesquisa disponíveis:

  • Teologia Bíblica estuda temas importantes para uma cultura bíblico-teológica hoje, promovendo a investigação científica dos textos bíblicos e seus temas, apontando para sua relevância na atualidade. Isso abrange: A exegese de textos bíblicos tanto neotestamentários quanto veterotestamentários a partir de seus contextos literários, históricos e teológico; Temas da Teologia do Antigo e do Novo Testamento, e sua fundamentação para a Teologia Prática.

  • Teologia Pastoral dedica-se ao estudo e à reflexão sobre a atuação de agentes e comunidades religiosas cristãs, com foco em sua existência, institucionalidade, funcionalidade, função social e participação pública. Essa abordagem da pesquisa científica abrange diversas áreas da atividade eclesiástica, incluindo a vida comunitária, a pastoral, o serviço, a liturgia, a homilética, a missão e a evangelização. Com o objetivo de promover um melhor desempenho por parte dos agentes envolvidos nessas atividades, esta linha propõe, direciona e estimula o estudo e a aplicação da teologia na organização institucional das igrejas, ONGs e comunidades sociais, valendo-se das técnicas modernas de administração, liderança, gestão de pessoas, aconselhamento, capelania, orientação espiritual e de cidadania.

  • Teologia e Educação: explora a interação entre Teologia, Educação e História, focando nas influências recíprocas e moldagens históricas entre sistemas educacionais e crenças religiosas. Essa investigação é desenvolvida através de três sub eixos principais:

i. Teologia, Educação e História: Examina como as doutrinas teológicas e sistemas educacionais interagem e evoluem, afetando as visões de mundo e valores sociais. Este sub eixo busca contribuir com publicações que discutam a integração dessas áreas ao longo da história.

ii. Movimentos Culturais e Éticos: Investiga os impactos de movimentos culturais e éticos significativos nas práticas educacionais e crenças religiosas, visando entender como transformações sociais influenciam e são influenciadas por paradigmas educacionais e teológicos.

iii. Ferramentas Didáticas para EBD: Foca no desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos destinados à formação de professores de Escola Bíblica Dominical, integrando teoria e prática para enriquecer a experiência de aprendizagem religiosa e capacitar efetivamente os educadores.