Quem Somos - Faculdade Cidade Teológica Pentecostal
Home Quem Somos

Nossa História

A fundação da Assembleia de Deus no Brasil está ligada ao movimento religioso americano, que ficou conhecido como Movimento Pentecostal, iniciado em 1906, na Rua Azuza, 312, em Los Angeles, por William J. Seymour. Lá, dois jovens suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, desejaram realizar uma obra missionária em solo brasileiro, onde, anos mais tarde, viria a ocorrer um dos maiores movimentos pentecostais no mundo.

No dia 19 de novembro de 1910, Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram ao Brasil, precisamente no estado do Pará. Foram recebidos por um pastor da Igreja Batista, que ofereceu hospedagem aos missionários no porão de um templo. Ali, os missionários passaram a promover reuniões que, rapidamente, atraíram muitas pessoas interessadas pelo movimento.

A mensagem da fé pentecostal espalhou-se por todo o nosso Brasil, chegando ao Ceará por meio de Maria de Jesus Nazaré, que partiu do estado do Pará para visitar os seus parentes na serra de Uruburetama, município de Itapagé. Seus parentes não deram crédito à sua mensagem. No entanto, ao visitar uma Igreja Presbiteriana Independente na mesma região serrana, a irmã Nazaré compartilhou sua fé, e o líder da denominação, Vicente Sales Bastos, acolheu a missionária e sua mensagem pentecostal.

Após 25 anos de evangelização, nasceu a primeira igreja Assembleia de Deus em Fortaleza, construída na Rua Filadélfia, 564, hoje um dos endereços da mantenedora, denominada Congregação de Parque Buenos Aires. A vertente pentecostal foi se expandindo, de maneira que o pastor Joaquim de Sousa Lima iniciou os trabalhos evangelísticos na região de Estação Alencarina, atual Sapiranga, precisamente na residência da senhora Maria Viana, localizada na Av. Oliveira Paiva, 2505.

A Igreja Assembleia de Deus, doravante conhecida como Estação Alencarina, inaugurou um novo templo em 1º de maio de 1971, sob a atuação do Pr. Antônio Alves, situado na Avenida Conselheiro Gomes de Freitas, 3188, sendo conhecida atualmente como AD Cidade;

Em novembro de 2022, celebraremos cem anos de história da mensagem evangélica pentecostal em nossa Terra do Sol. Com suas raízes fincadas no movimento teológico pentecostal, a AD Cidade, mantenedora da Faculdade Cidade Teológica Pentecostal (FCTP), preza pelo ensino teológico de qualidade, a fim de propagar o conhecimento nas vertentes pentecostais no contexto local e regional onde está inserida, além da formação social do indivíduo.

O projeto de educação teológica que deu início ao Instituto Bíblico Cidade dos Funcionários, no ano de 1996, surgiu a partir da obra de um casal de missionários, Pr. Francisco Bezerra Filho e sua esposa Leonília Bezerra, que assumiu a presidência da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Cidade dos Funcionários. Naquela época, não havia estrutura para abrigar o sonho educacional que eles nutriam, por isso, um de seus primeiros atos foi a construção de salas de aula para desenvolvimento da educação cristã e teológica, que passaram a funcionar como polos de extensão, em parceria com outras instituições de ensino teológico.

No final de 2004, sob a gestão pastoral do Pr. Antônio José Pereira de Azevedo, foi fundado o Seminário Teológico Cidade dos Funcionários, que passou a funcionar com três turmas do curso livre de teologia, além de cursos de extensão.

Em janeiro de 2016, já sob a presidência do Pr Hilquias Benício da Silva, foi aprovado o novo estatuto e a nova razão social do seminário, que passou a ser denominado Instituto Bíblico Cidade dos Funcionários (IBCF).

Visando contribuir de forma efetiva para a capacitação de estudantes no campo da pesquisa acadêmica, a diretoria da AD Cidade idealizou o projeto de elevar o Instituto Bíblico à categoria de Faculdade.

A Faculdade Cidade Teológica Pentecostal

A Faculdade Cidade Teológica Pentecostal (FCTP), é uma instituição de ensino superior confessional e sem fins lucrativos, fundamentada na formação intelectual e colabora para a formação integral do ser humano, incentivando-o a acreditar em suas habilidades e potencialidades.

A Instituição é mantida pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus – AD Cidade, sendo, portanto, a concretização do sonho para a implantação de um projeto de educação cristã, devidamente formalizado junto ao Ministério da Educação, tendo como o foco primordial a formação de teólogos, por meio de cursos de graduação e pós-graduação, articulando ensino, pesquisa e extensão em uma proposta científica com viés pentecostal, sintonizada com a atividade confessional de sua mantenedora.

CREDENCIADA NO MEC PELA PORTARIA Nº 594, DE 10 DE AGOSTO DE 2022

Missão

Contribuir para a formação de agentes de influência espiritual, social, eclesiástica e acadêmica, fundada em princípios cristãos e pentecostais.

Visão

Ser referência teológica pentecostal em ensino, pesquisa e extensão nacionalmente até 2027

Palavra de Deus; Ética; Excelência; Relacionamento; Conhecimento e Sabedoria